Inform. Jurídicas:
 

Bibliotecas


Eventos jurídicos


Calendário Fiscal


Cartórios


Jurisprudência

 


  • Jurisprudência Administrativa Federal e Estaduais

 

Conselho de Contribuintes - MG (geral)

Outros órgãos julgadores: 

  • Tribunais de Alçada Estaduais
  • Tribunais do Trabalho
  • Tribunais Eleitorais
  • Tribunais Militares
  • Tribunais Regionais Federais
  • Tribunais Superiores


Portais jurídicos

Brasil:

Exterior:



Tributos no mundo

  • Fontes de pesquisa


Legislação tributária de vários países - Organismos internacionais - FMI  UNIÃO EUROPÉIA - Administrações tributárias - Bibliotecas internacionais.

Consideramos um dos mais poderosos instrumentos para pesquisa de Direito Comparado contendo: Constituições, Legislações, Doutrina, Jurisprudência, Bibliotecas, Universidades, Sites oficiais de centenas de países... 


  • Organismos Tributários Internacionais

  Pais   Órgão   Obs

ArgentinaAFIP Autarquia com autonomia administrativa e funcional. Orçamento próprio e aportes do tesouro. Modificada pelo Decreto Nº 618 de 10/07/97.

BolíviaSI
Órgão de direito público e patrimônio próprios, descentralizado financeira e administrativamente que administra os tributos internos. Reorganizado pela Lei 1788, de 16/09/97.

BrasilReceita Federal O Governo Federal evitou a generalização de atribuições, optando pela especialização dos recursos humanos em cada um dos macroprocessos fazendários:

Receita
Secretaria da Receita Federal Auditores FiscaisDespesas
Secretaria do Tesouro Nacional Analistas de Finanças

Controle
Secretaria de Controle Interno Técnicos de Controle Interno

CanadáCCRA
Órgão com status ministerial encarregado da tributação. Seu diretor é hierarquicamente equivalente ao vice-ministro. Em 04/99 foi criada a Agencia de Aduanas e Impostos que iniciou atividades em novembro de 1999.

ColômbiaDIAN Órgão autônomo que compete à fiscalização, tributação e arrecadação tributária e aduaneira.

Costa RicaHacienda
Órgão que tem por missão assegurar à sociedade costarricense os recursos financeiros para satisfazer suas necessidades sociais. Foi modificada pelo Decreto 27146-H de 21/05/98.

El SalvadorDGII Órgão técnico independente responsável por arrecadar, fiscalizar e cobrar os impostos. Última modificação pelo Acordo 16 de 01/09/98.

EquadorSRI
Órgão totalmente autônomo, administrativa, funcional e financeiramente com personalidade jurídica e patrimônios próprios.

EspanhaAEAT Órgão com autonomia administrativa, funcional, financeira, operacional, e de gestão a quem compete à aplicação do sistema tributário espanhol.

EUAIRIS
Órgão autônomo que compete administrar os impostos federais através do Serviço de Rendas Internas (IRS) , de Aduanas e de Álcool, Fumo e Armas.

GuatemalaSAT Órgão com personalidade jurídica própria e autonomia funcional, econômica, financeira, técnica e administrativa com patrimônio próprio. Modificada pelo Decreto 1-98 de 12/01/98.

HondurasSec. de Hacienda
Órgão com autonomia administrativa, técnica e financeira desconcentrado da Secretaria de Despachos de Hacienda Y Crédito Público que compete a fiscalização, tributação e arrecadação tributária e aduaneira.

ItáliaFinanze Na Itália, a exemplo da Dinamarca e Canadá, há um ministério específico para as questões tributarias, o Ministério das Finanças, enquanto a administração orçamentária e da despesa pública está a cargo do Ministério do Tesouro.

JapãoMOF
Existe uma unidade autônoma que administra os tributos internos do país, independentemente do Ministério da Fazenda. A política tributária (e sua normatização), é realizada no Ministério de Finanças e aplicada pela Administração Tributária Nacional, a "NTA".

MéxicoSHCP Órgão com autonomia de gestão, funcional , orçamentária e administrativa, independente da estrutura da Secretaria de Hacienda y Credito Público. Modificada pela Lei de 15/12/95.

PanamáMhyt
Órgão encarregado de fiscalizar, arrecadar e tributar impostos. É um departamento do Vice-ministério de Finanças reorganizado pelo Decreto Executivo Nº 69 de 30/05/96.

ParaguaiHacienda Órgão que trata exclusivamente questões tributárias com status de subsecretaria de Estado. Organizado pelo Decreto Lei nº 15 de 08/03/90.

PeruSunat
Órgão c/ autonomia administrativa, econômica, técnica e financeira com personalidade jurídica de direito própria. Criado em 07/06/88 e modificado em 27/03/98.

Uruguai DGI Órgão pertencente ao Min. de Economia e Finanças que compete à administração dos tributos uruguaios. Organizado pelo Decreto 217/997 de 25/6/97.

VenezuelaSeniat
Órgão com autonomia funcional e financeira e sistema próprio de Recursos Humanos. Criado pelo Decreto 310 de 10/09/94.

 

Universidades

  • Universidades no Brasil

Região Norte:


Acre

Amazonas

Maranhão

  • UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Pará

Rondônia

Roraima

  • UFRR - Universidade Federal de Roraima

Região Nordeste:


Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Pernambuco

Paraíba

Piauí

Sergipe

Rio Grande do Norte

Região Sudeste:


Espírito Santo

Minas Gerais

São Paulo

Rio de Janeiro

Região Centro Oeste:


Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso

Região Sul:


Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina


 
  • Universidasdes no Exterior


ÁFRICA:


AMÉRICAS:



 

 


Lavagem de dinheiro (combate)

  • Fraudes e Golpes Financeiros (como prevenir-se)
Fraudes e Golpes Financeiros (como prevenir-se):

A grande finalidade dos organizadores é a orientação no sentido de se evitar as fraudes, golpes, lavagem de dinheiro, corrupção e outros perigos do mundo financeiro e dos negócios.  Permite-se ainda o registro de ocorrências.


  • Organizações Internacionais


  • Unidades de Inteligência Estrangeiras

 


Publicações Jurídicas